SPIRULINA: PARA QUE Provide? — DESCUBRA eleven BENEFICIOS DESSE SUPERALIMENTO

Voce sabe o que e, para que serve e como tomar Spirulina? Conhecida como uma microalga, na verdade, ela e uma cianobacteria que oferece inumeros beneficios ao organismo.

A Spirulina ja foi considerada “O Melhor Alimento para o Futuro” pela Organizacao Mundial de Saude (OMS) — e um dos motivos disso foi sua grande diversidade e densidade nutricional.

Considerada um superalimento (ou superfood), por possuir alto teor de aminoacidos essenciais, proteinas, lipidios, vitaminas, minerais e antioxidantes, a Spirulina e um complemento alimentar completo para ajudar a combater deficiencias nutricionais, conforme evidenciado em estudos.

Quer descobrir o porque de todos esses nutrientes e compostos bioativos serem extremamente beneficos ao nosso organismo? Carry on a leitura do artigo para aprender sobre:

o que e Spirulina;
Spirulina: para que serve;
Spirulina: como tomar;
contraindicacoes.

O QUE E SPIRULINA?
A preocupacao com a saude da populacao esta cada vez maior, porem, a quantidade de tarefas que somos “obrigados” a desempenhar em um unico dia tambem cresce a cada tempo que passa! Trabalho, estudo, esporte, familia, amigos… A lista e grande!

Entao, como conciliar tudo isso com uma vida mais saudavel? A pratica de atividades fisicas e uma dieta balanceada sao os alicerces de uma vida saudavel. No entanto, parte da resposta para a pergunta acima pode estar tambem na Spirulina.

A Spirulina e um microrganismo chamado por muito tempo de microalga, mas que recentemente foi classificada como uma cianobacteria de cor verde-azulada.

Ela foi eleita pela Organizacao Mundial de Saude (OMS) como “O Melhor Alimento para o Futuro”, pois e capaz de oferecer uma nutricao completa de maneira simples e ate ajudar a combater a desnutricao mundial.

Inclusive, a NASA a tem como um excelente alimento compacto para viagens espaciais, pois uma pequena quantidade pode fornecer uma ampla gama de nutrientes.

CONHECA MAIS SOBRE A SPIRULINA
A Spirulina e uma cianobacteria que possui caracteristicas muito similares as primeiras formas de vida que habitaram o planeta ha 3,five bilhoes de anos.

Ela esta presente na alimentacao humana ha mais de dois mil anos, com diversos relatos de consumo por povos asiaticos, incas, africanos e europeus.

Esse cenario chamou a atencao dos mais conceituados centros de pesquisa do Mundo, como a National Aeronautics and Space Administration (NASA), que desenvolveu estudos para compreender os beneficios.

Nesses estudos, foi descoberto que a Spirulina e um superalimento, classificada assim, devido ao seu perfil de nutrientes e fitonutrientes ser mais potente do que a maioria dos alimentos.

Por possuir na composicao proteina de facil absorcao, aminoacidos, minerais, vitaminas, oleos essenciais e antioxidantes, e uma forte aliada para quem esta em busca de uma alimentacao completa e saudavel.

Outro destaque da Spirulina e a sua alta digestibilidade no organismo humano. Na pratica, o corpo tem a capacidade de absorver ate 95% dos nutrientes disponiveis na cianobacteria!

SPIRULINA: PARA QUE Provide?
As propriedades dessa cianobacteria fazem com que ela sirva para o nosso organismo como fonte de proteina e como um auxilio na recuperacao muscular, aumento da imunidade, prevencao de diversas doencas e, ainda, no processo de emagrecimento.

A seguir listamos os twelve principais beneficios da Spirulina:

one. NUTRICAO COMPLETA
Sem duvidas, a caracteristica mais atrativa da Spirulina e a diversidade de nutrientes na composicao. De acordo com a ciencia, mais de fifty nutrientes ja foram encontrados em seu conteudo nutricional!

Toda essa riqueza e muito bem aproveitada pelo corpo, uma vez que sao bem absorvidos e cada grupo de nutrientes atua especificamente para manter o bom funcionamento de determinada parte do organismo.

A Spirulina tambem pode ser uma importante aliada para quem deseja mudar os habitos alimentares! Veja sua composicao abaixo em a hundred g do superalimento:

spirulina-para-que-provide-tabela-nutricional
2. ENERGIA
Rica em minerais, a alga e considerada uma boa fonte de ferro, o principal mineral participante do processo de transporte de oxigenio. Voce sabe realmente tudo o que ele faz pelo seu corpo?

O ferro auxilia na producao das celulas vermelhas do sangue — que transportam as hemoglobinas , no armazenamento de oxigenio pelos tecidos e tambem na formacao de enzimas da respiracao celular.

Considerando que o cerebro consome 20% do oxigenio do nosso sangue, a manutencao do nivel de ferro e essential para a nossa saude. Afinal, um corpo sem ferro e um corpo sem energia!

Portanto, ele e todos os outros nutrientes presentes na Spirulina podem auxiliar diretamente no controle e producao de energia, podendo fornecer aquele folego additional para encarar o dia.

SAIBA MAIS SOBRE O FERRO E O COMBATE DA ANEMIA CLICANDO AQUI!
Um estudo realizado em homens relatou um aumento significativo no rendimento do exercicio apos a suplementacao de 3 g de Spirulina ao dia pelo periodo de uma semana.

Se voce esta precisando de mais energia no seu dia a dia e esta em busca de uma fonte all-natural, a Spirulina pode ser a solucao para voce. Confira o depoimento de uma consumidora:


three. CONTEM PROTEINA Purely natural NA COMPOSICAO
Muitas pessoas estao em busca de fontes naturais de proteina por diferentes motivos:

menor densidade calorica;
restricao no consumo de proteinas animais (vegetarianos e veganos);
mais saude.
Se voce pertence a um desses grupos, a Spirulina pode ser uma importante aliada em sua dieta. Em ten g de Spirulina ha, em media,6,35 g de proteina (cerca de sixty a 70% do conteudo). Para voce ter an actual nocao do poder dela, veja a comparacao:

carne vermelha e de peixes (fifteen-25%);
soja (35%);
leite em po (35%);
amendoim (twenty five%);
ovos (twelve%);
graos (8-14%);
leite integral (three%).
Outro ponto importante e o baixo valor calorico da Spirulina (ten gramas = 36 calorias).

4 . ENVELHECIMENTO E DOENCAS NEURODEGENERATIVAS
Provavelmente voce ja leu ou ouviu falar sobre os radicais livres, nao e mesmo? Sao moleculas levemente instaveis, produzidas pelas celulas do nosso corpo durante a queima do oxigenio. Em tese, suas funcoes sao transformar os nutrientes dos alimentos em energia.

Spirulina para que provide: combater envelhecimento da pele
Resumidamente, em quantidades normais, eles desempenham um papel importante no metabolismo. Porem, habitos ruins do dia a dia, como ma alimentacao, tabagismo, alcoolismo ou ate mesmo a exposicao a radiacao photo voltaic e poluicao aumentam de forma significativa os radicais livres.

Em excesso, eles podem atacar as celulas sadias e desencadear uma serie de danos as estruturas do corpo. Esse ataque pode resultar no envelhecimento precoce, desenvolvimento de doencas inflamatorias cronicas, como diabetes, e ate doencas degenerativas, como Parkinson, Alzheimer e cancer.

Para prevenir os efeitos dos radicais livres, e recomendado praticar atividades fisicas, assim como manter uma alimentacao balanceada e habitos saudaveis de maneira geral. O consumo de alimentos antioxidantes tambem e indicado para ajudar a neutralizar os efeitos dessas substancias.

Outro estudo sobre a eficacia clinica da alga-azul, realizado na Faculdade de Ciencias Farmaceuticas de Ribeirao Preto, constatou melhora nas condicoes de pele apos a suplementacao.


five. SISTEMA IMUNOLOGICO
O sistema imunologico e composto pela uniao entre orgaos, tecidos, proteinas e celulas que atuam em conjunto para evitar a proliferacao de microrganismos e toxinas.Muitos motivos sao apontados como responsaveis pelo enfraquecimento do sistema imunologico, mas o fato e que isso deixa voce suscetivel ao desenvolvimento de doencas. Entre os principais estao:

estresse;
sedentarismo;
alcoolismo;
privacao de sono;
excesso de consumo de acucar.
Tratando-se de alimentacao, alguns compostos possuem a capacidade de ajudar a promover o bom funcionamento do sistema imunologico.

Um estudo que avaliou a suplementacao diaria de Spirulina, observou melhora significativa no sistema imune de pacientes com HIV, pois as celulas CD4 aumentaram e a carga viral diminuiu apos 6 meses.

A vitamina E e um dos principais componentes da alga. Ela age na estimulacao da producao de celulas de defesa e tambem de zinco — essencial para o bom funcionamento das chamadas “celulas T” — responsaveis pela identificacao de invasores em nosso organismo.

Outra vantagem e a variedade e concentracao de aminoacidos da Spirulina: sao pelo menos eighteen, incluindo os aminoacidos essenciais – aqueles que precisamos ingerir por meio da dieta. Eles sao fundamentais para a construcao de novas celulas em nosso corpo, incluindo as do sistema imunologico.

spirulina para que serve : tabela aminoacidos
6. CUIDADO DE DENTRO PARA FORA
Voce sabia que a Spirulina possui grande quantidade de betacaroteno? Esse microrganismo consegue acumular ate dez vezes mais betacaroteno do que a cenoura!

O betacaroteno age como antioxidante em nossa pele, nos protegendo da acao dos raios ultravioletas e preservando o colageno, que e responsavel pela elasticidade, tonicidade e brilho da pele.

Se voce deseja manter o bronzeamento, o betacaroteno e uma boa escolha, pois e convertido em vitamina A, que promove a formacao da melanina — um pigmento que da a cor ao bronze e protege a pele.

Alem disso, a Spirulina tambem e otima e oferece beneficios especificos para quem e atleta ou faz atividades fisicas com muita frequencia.

Um estudo controlado por placebo quitosana spirulina psyllium e realizado com nine homens moderadamente treinados, constatou que o tempo de fadiga apos uma corrida de two horas foi significativamente maior nos pacientes com suplementacao de Spirulina. Olha so o depoimento de uma consumidora sobre o superalimento:

spirulina : depoimento
Esta gostando de conhecer mais sobre a Spirulina e para que serve? Ainda ha outros beneficios para saude:

seven. Diabetic issues
Um estudo realizado na Coreia com pacientes diabeticos, que receberam Spirulina por twelve semanas, observou uma reducao dos valores plasmaticos de triglicerideos e de marcadores de estresse oxidativo.

8. ATIVIDADE HEPATOPROTETORA
Uma pesquisa realizada com homens que consumiram Spirulina por seis meses, demonstrou reducao significativa dos niveis de enzimas utilizadas como marcadores da saude hepatica em pacientes com esteatose hepatica nao alcoolica. Demonstrando assim, o efeito benefico da Spirulina na saude do figado.

nine. DOENCAS RESPIRATORIAS
O consumo de Spirulina melhorou significativamente sintomas, como secrecao e congestao nasal, espirros e coceira em pacientes com rinite alergica. Os autores relataram que a Spirulina e eficaz na rinite alergica quando comparada ao placebo, mas mais estudos devem ser realizados para esclarecer os mecanismos.

10. DOENCAS CARDIOVASCULARES
Em um estudo com humanos publicado no Journal of Medicinal Food stuff, a ingestao de Spirulina diminuiu a pressao arterial e as concentracoes de triglicerideos e LDL-colesterol, considerado o colesterol ruim.

eleven. PERDA DE PESO
O uso de Spirulina por twelve semanas auxiliou na manutencao da perda de peso e dos triglicerideos em pacientes obesos e com sobrepeso. Tambem reduziu o apetite, conforme evidenciado por um ensaio clinico.


SPIRULINA: COMO TOMAR?
Spirulina para que serve : smoothie
Agora que ja conhece mais sobre a Spirulina e para que provide, e hora de descobrir como consumi-la.

Ela pode ser encontrada na forma de tablets, capsulas ou po. O consumo em capsulas e considerado o mais pratico e de facil ingestao, pois a capsula ajuda a inibir o odor caracteristico da Spirulina que pode ser um problema para algumas pessoas.

De forma geral, a dose diaria recomendada e de 2 gramas (four capsulas), mas vale ressaltar a importancia de consultar um profissional especializado para avaliar as necessidades do individuo e indicar a dose correta.

E importante saber que o consumo com agua ajuda na absorcao maxima dos nutrientes e, por isso, e recomendado sempre tomar junto com um copo de agua.

Geralmente, a Spirulina deve ser ingerida meia hora antes das duas principais refeicoes do dia.

Voce tambem pode utilizar a sua criatividade e abrir as capsulas para enriquecer os seus alimentos e bebidas do dia a dia, como sucos, batidas, iogurtes, molhos e massas em spirulina preco geral.

CONTRAINDICACOES
A Spirulina e contraindicada para mulheres gravidas ou que estao amamentando sem prescricao medica por conter iodo e, assim, poder interferir no funcionamento da tireoide.

Tambem e contraindicada para criancas menores de eleven anos sem recomendacao de um profissional de saude, visto que as criancas tem um sistema hormonal e gastrointestinal em desenvolvimento e ainda fragil.

Por conter o aminoacido fenilalanina na composicao, a Spirulina e contraindicada para pessoas com fenilcetonuria, uma doenca genetica que impossibilita a metabolizacao dessa substancia.

Spirulina em po e suco
As pessoas que sofrem de hipertireoidismo tambem nao devem tomar o superalimento, ja que o iodo que ela contem pode afetar a eficacia da medicacao e comprometer o funcionamento dessa glandula.

Pessoas que sao alergicas a frutos do mar devem ter cuidado, visto que tambem podem ser alergicas a Spirulina. Quem tem alergia ao iodo tambem nao deve consumir.

Outras contraindicacoes estao relacionadas com doencas autoimunes, pois como a Spirulina estimula o aumento da atividade imunitaria, pode agravar os sintomas desse tipo de doenca.

QUER EXPERIMENTAR A SPIRULINA?
Agora que ja conhece a Spirulina, para que serve e como tomar, e hora de descobrir como ter acesso a esse incrivel alimento!

No web site da Ocean Fall voce encontra esse superalimento que vai ajudar a deixar voce mais nutrido, energizado e protegido. Nossos produtos sao veganos, nao possuem agrotoxicos e sao certificados pela Anvisa. Tudo para voce aproveitar todos os beneficios da Spirulina!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *